Conecte-se conosco

Ponta Grossa

Projeto ‘Banho Solidário’ começa a atender população em situação de rua em Ponta Grossa

Alô Paraná

Publicado:

em

A Prefeitura de Ponta Grossa (PR), juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e a Fundação de Assistência Social (Faspg), lançou na última sexta-feira (5) o projeto Banho Solidário. Ele atenderá pessoas em situação de rua todas as sextas-feiras, das 17h às 20h, no estacionamento do Restaurante Popular Guilherme Cavina.

“Uma grande iniciativa, um projeto de solidariedade que é o primeiro do Brasil adotado por uma Prefeitura. Mostra o respeito e dedicação dos nossos profissionais técnicos com o bem-estar de todos os cidadãos ponta-grossenses”, comenta o prefeito, Marcelo Rangel.

Os usuários que quiserem usar o projeto terão que realizar um cadastro com a assistente social e logo após receberam a senha para o banho. Além da estrutura, as pessoas em situação de rua, puderam escolher uma roupa limpa, tomar sopa durante o período de inverno, e receberam um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho. Durante a inauguração também houve a ação de parceiros, com corte de cabelo, entrega de ração para os animais da população de rua, entrega de roupas íntimas e meias, entrega de cobertores e realização de testes rápidos. 

“Com a queda nas temperaturas nada melhor do que um banho quente para se aquecer e com este projeto conseguiremos atender todo nosso público de rua, seja os que estão de passagem ou as pessoas que moram nas ruas da cidade”, destaca a presidente da Faspg e secretária da SMPPS, Simone Kaminski. O investimento para realizar o projeto foi de aproximadamente R$ 87 mil.

Hoje, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social. “Já passei por muitas cidades e foi aqui que encontrei um dos melhores serviços para quem vive em situação de rua, especialmente a assistente social Rose, que trata a gente com muita atenção. Eu uso sempre o serviço do Centro Pop e também almoço no Restaurante Popular. Esse projeto de banho para morador de rua só vi uma vez em São Paulo e com certeza vai ajudar muito aqui em Ponta Grossa”, comenta Gilmar Antonio de Oliveira, de 46 anos, que vive em situação de rua há quatro anos.
 
Serviços destinadas a população de rua
 


O Centro POP oferta além de atendimento especializado com assistentes sociais e psicóloga, oferece café da manhã, vale almoço (no restaurante Popular), lanche da tarde, banho, máquina para lavar as roupas, guarda de pertences, passagens intermunicipais.

O Serviço de Abordagem Social dispõe de uma equipe que realiza busca ativa nas ruas ou verificam denúncias para atender casos de violação de direitos que se encontram nas ruas (mendicância, trabalho infantil, moradores de rua, entre outras situações).

Também existe Termos de Parceria com outras entidades da sociedade civil que executam os serviços de Casa de Passagem, Abrigo Institucional e República para Adultos em processo de saída das ruas.

*Com Assessoria

Ponta Grossa

Vereador de Ponta Grossa tem rede social invadida e falso comunicado de morte de seu pai divulgado

Alô Paraná

Publicados

em


O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa (PR), vereador Daniel Milla, teve seu perfil na rede social Facebook invadido e um falso comunicado divulgado neste sábado (6). O próprio vereador usou suas redes sociais para desmentir a mensagem da qual afirmava que seu pai havia falecido.

A assessoria de comunicação do parlamentar relatou que no momento em que a publicação foi realizada, o pai de Milla estava com a família trabalhando.

Ainda não se sabe como os criminosos invadiram o perfil do vereador, mas segundo sua assessoria, medidas de segurança estão sendo tomadas e o caso será passada as autoridades competentes.

A falsa mensagem já foi apagada e o vereador já recuperou o seu perfil.

Continue lendo

Ponta Grossa

Ponta Grossa: Calçadão da Coronel Cláudio poderá receber faixa exclusiva para ônibus

Alô Paraná

Publicados

em


A Prefeitura de Ponta Grossa (PR)  realizará, na próxima semana, uma reunião com comerciantes do Calçadão da Coronel Cláudio, na região Central, para discutir ações relacionadas ao projeto de criação de uma faixa exclusiva para ônibus no local.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, a expectativa é de que o projeto contribua com a melhoria do tráfego no Centro. Para ele, a implantação deverá promover a revitalização da região e uma maior eficiência do sistema transporte coletivo no município. “Esse é um projeto muito importante e que terá impacto direto na mobilidade urbana da cidade e na revitalização da região”, declarou Rangel.

O prefeito ainda ressaltou que o governo municipal sabe da importância de buscar soluções que atendam as demandas que surgem do desenvolvimento da cidade e que esse projeto pode trazer resultados positivos em diversas áreas.

“Por isso, iremos realizar essa reunião para ouvir as demandas, entender os avanços e as possíveis limitações que devemos superar. Nossa intenção é fortalecer o desenvolvimento da cidade e a revitalização dessa região, que contará com um projeto inovador de paisagismo e acessibilidade. Dessa forma também iremos incentivar ainda mais o comércio e o desenvolvimento dessa área”, completou o prefeito.
A data da reunião deve ser definida nos próximos dias.

Continue lendo

Ponta Grossa

Ponta Grossa abre inscrições para colônia de férias integral para crianças de 1 a 5 anos

Alô Paraná

Publicados

em


A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa (PR) abriu inscrições para o Projeto Corujinha – creche 12 meses, para crianças de 1 a 5 anos. O programa foi criado para receber as crianças cujos pais trabalham no período de recesso escolar e não têm como cuidar dos pequenos.

De acordo com a Educação, a Rede Municipal disponibilizará dois polos para receber as crianças: a Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César, localizado no Centro, e o CMEI Odette Maria Brauner, na vila Madureira.

Podem ser inscritas as crianças já matriculadas em uma das turmas de Educação Infantil nos CMEIs e/ou Escolas da Rede Municipal de Educação. As atividades na colônia de férias serão das 7h30 às 17h.

Para realizar basta procurar a secretaria do CMEI e/ou Escola em que a criança já está matriculada e as inscrições vão até o dia 5 de julho.

Continue lendo

EM ALTA