Alô PR

Governo do Paraná conclui conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina

Governo do Paraná conclui conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina. Estrutura será entregue em 2026 com áreas de transporte e lazer. Foto: AMEP

O Governo do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), finalizou o conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina, no Norte do Estado. Com previsão de entrega para 2026, a estrutura ocupará 12 mil metros quadrados em frente ao Terminal Urbano Central e contará com 15 plataformas para ônibus, cinco áreas de espera, espaços administrativos e áreas de lazer.

Avanços no projeto

A empresa Architectus S/S, contratada pela Amep após licitação em julho de 2024, desenvolveu o conceito arquitetônico como parte dos estudos preliminares e do anteprojeto. Os trabalhos agora avançam para os projetos estruturais, hidráulicos e elétricos, com previsão de conclusão até maio de 2025.

Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a licitação da obra deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2025. “A expectativa é muito positiva para iniciar essa obra tão esperada por Londrina e toda a região metropolitana”, afirmou.

Estrutura moderna e multifuncional

Com cinco mil metros quadrados de área construída, o terminal será mais do que um ponto de integração do transporte coletivo urbano e metropolitano. O espaço oferecerá:

A ideia é que o terminal seja um ponto de encontro para a comunidade, promovendo integração e qualidade de vida. “A escolha do terreno foi estratégica para valorizar a região central de Londrina e oferecer serviços que beneficiem a população local e os visitantes”, destacou Santos.

Estudos e planejamento

Além da estrutura física, a empresa responsável realiza estudos sobre:

A localização, em frente ao Terminal Urbano de Londrina, foi pensada para facilitar a integração entre os sistemas urbano e metropolitano, garantindo agilidade e conforto aos usuários.

Exit mobile version