A Prefeitura de Ponta Grossa inicia nesta terça-feira (27) uma ação para facilitar o acesso aos boletos do IPTU 2025. Por meio do CRAS Móvel, equipes das secretarias de Fazenda e Administração irão percorrer 13 pontos diferentes da cidade até o dia 20 de março, data limite para o pagamento da primeira parcela do imposto.
A iniciativa tem como objetivo descentralizar os serviços públicos, levando a emissão dos boletos a quem enfrenta dificuldades de acesso online ou deslocamento até o Paço Municipal.
“É uma forma de aproximar o serviço da população, garantindo que todos tenham acesso ao documento para o pagamento do IPTU 2025”, afirma o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
📅 Veja o cronograma completo de atendimentos do CRAS Móvel
🗓 27/02 – CRAS Nova Rússia (Rua General Rondon, nº 130)
🗓 28/02 – CRAS Cel. Cláudio
🗓 06/03 – Secretaria da Família e Desenvolvimento Social
🗓 07/03 – CRAS Candinha
🗓 10/03 – CRAS Jd. Paraíso
🗓 11/03 – CRAS Vila XV
🗓 12/03 – CRAS 31 de Março
🗓 13/03 – CRAS Vila Isabel
🗓 14/03 – CRAS Jd. Carvalho
🗓 17/03 – CRAS Cará-Cará
🗓 18/03 – CRAS Sta. Luzia
🗓 19/03 – CRAS Sabará
🗓 20/03 – Terminal Central
🕘 Horário de atendimento em todos os pontos: das 9h às 15h.
💸 Como pagar e garantir desconto no IPTU 2025
O contribuinte pode optar pelo pagamento à vista, garantindo um desconto de 15% no valor total do imposto. Quem preferir parcelar, poderá seguir o calendário regular disponibilizado pela Prefeitura.
A partir de 2023, os boletos do IPTU deixaram de ser enviados pelos Correios, uma economia para os cofres públicos. Atualmente, existem duas formas de acesso:
🔗 Online: No site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br) — basta informar o CPF ou o número do registro do imóvel.
🏢 Presencialmente: Na Praça de Atendimento, localizada no Paço Municipal.
Segundo a Prefeitura, mais de 210 mil contribuintes já realizaram a emissão do boleto para o IPTU 2025.
ℹ Por que o CRAS Móvel facilita o acesso ao IPTU?
A presença do CRAS Móvel nos bairros é fundamental para moradores que não possuem acesso à internet ou enfrentam dificuldade de locomoção. Além de evitar filas no Paço Municipal, a ação descentraliza o atendimento e leva informação e serviço diretamente à população.
A estratégia reforça o compromisso da administração em ampliar o acesso aos serviços públicos e garantir praticidade para o contribuinte.