Conecte-se conosco

Velocidade

Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1

Alô Paraná

Publicado:

em

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquistou este domingo pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição, atrás do britânico e companheiro de equipa Lewis Hamilton.

Rosberg, de 31 anos, só necessitava de terminar no pódio do circuito Yas Marina para assegurar o seu primeiro título e concluiu a 21.ª e última prova do campeonato, vencida por Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, que partiu da ‘pole position’.

Com os 18 pontos conquistados em Abu Dhabi, Rosberg somou 385 pontos, mais cinco do que Hamilton, segundo classificado no Mundial de pilotos.

Filho do campeão de 1982 Keke Rosberg, Nico Rosberg é o segundo filho de um campeão a vencer o mundial de Formula 1, depois do britânico Damon Hill.

Publicidade
Clique e comente

Velocidade

Mercedes-Benz Challenge anuncia calendário para temporada 2017

Alô Paraná

Publicados

em


Na última quarta-feira (20), foram definidas as datas para as etapas da temporada 2017 do Mercedes-Benz Challenge. Assim como nos anos anteriores, o torneio manterá o formato de oito provas por ano, com duas categorias participantes: C 250 Cup e CLA AMG Cup. Mas ao contrário das seis temporadas disputadas até aqui, a competição traz como novidade a disputa de apenas uma etapa por autódromo, com o objetivo de aumentar ainda mais sua competitividade por meio de traçados distintos e para levar a categoria a novos públicos. Em 2016, por exemplo, os autódromos de Interlagos (SP), Curitiba (PR) e Goiânia (GO) receberam duas provas cada.

Entre as oito etapas, há quatro circuitos que são novidades em relação ao calendário 2016: Santa Cruz do Sul (2ª etapa), Londrina (3ª etapa), Velo Città (4ª etapa e pela primeira vez no torneio) e Brasília (7ª etapa que terá sua confirmação definitiva em breve). As pistas de Interlagos, Goiânia e Curitiba permanecem na agenda do evento.

Conforme o regulamento, a última etapa, em Interlagos, concederá pontos dobrados para os competidores. Confira o calendário 2017:
02/04 – Goiânia (GO)
21/05 – Santa Cruz do Sul (RS)
09/07 – Londrina (PR)
06/08 – Velo Città (SP)
10/09 – Local ainda não confirmado
22/10 – Curitiba (PR)
26/11 – Brasília (DF)
10/12 – Interlagos (SP)

Mais informações sobre a categoria estão disponíveis pelo site www.mbchallenge.com.br.

Continue lendo

Velocidade

Peugeot 3008 DKR: rumo ao bicampeonato

Alô Paraná

Publicados

em


A largada para a 39ª edição do Rali Dakar só acontecerá em janeiro de 2017, mas, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a PEUGEOT antecipa esse momento de adrenalina máxima com a apresentação do Novo Peugeot 3008 DKR em seu estande.

O carro de competição será o substituto do Peugeot 2008 DKR, campeão do Rali Dakar desse ano, e traz uma série de inovações e tecnologias pensadas para melhorar o desempenho das quatro equipes que integram o time da marca.

É claro que para chegar a um nível tão alto de excelência o DKR precisaria de uma base sólida, robusta e naturalmente moderna. Por isso a PEUGEOT escolheu o novo SUV 3008 como embrião para o modelo de competição.

O Peugeot 3008 DKR ficará exposto no estande em uma espécie de aquário que simulará todos os tipos de adversidades naturais presentes no Rali Dakar, considerado o mais difícil e perigoso do mundo, como tempestades de areia e chuva reais.

Peugeot 3008 levado ao extremo
O Peugeot 3008 DKR traz uma visão extrema do novo SUV da Marca, expandindo elementos marcantes e que facilitam a identificação do veículo em qualquer deserto da Terra. O tamanho imponente das caixas de rodas e dos pneus carnudos, as janelas pintadas de preto e, claro, a identidade visual criada pela equipe do Centro de Estilo da PEUGEOT, que lembra os traços de um Leão, são características praticamente inesquecíveis no DKR.

Ao mesmo tempo, a versão de corrida carrega o mesmo conjunto óptico do Novo Peugeot 3008 na dianteira e na traseira, além da imponente grade e detalhes cromados, provando que a Marca mantém seu alto nível de acabamento, design diferenciado e detalhes de primeira linha mesmo nas areias do Rali Dakar.

Engenharia Preparada
A equipe de engenharia também pensou em algumas melhorias para aumentar ainda mais as chances de um novo título para a PEUGEOT. Todo o conjunto de suspensão foi alterado, inclusive a geometria do carro. Isso servirá para que os pilotos tenham maior controle do 3008 DKR nas dunas. Também foram feitos ajustes na distribuição de massa e, para melhorar a vida das equipes, um inédito sistema de ar-condicionado será usado nos carros da PEUGEOT durante o Rali Dakar 2017.

O motor foi outro eixo importante de trabalho, começando pela adaptação à nova regulamentação da FIA que reduziu, nos veículos a diesel com tração em duas rodas, o diâmetro do restritor da admissão de ar de 39 para 38 mm, acarretando perda de cerca de 20 cavalos. Os engenheiros tentaram compensar a mudança, mas, sobretudo aprimoraram a facilidade de utilização do motor em baixas rotações.

As duplas 2017 do Team Peugeot Total, Stéphane PETERHANSEL / Jean Paul COTTRET, Carlos SAINZ / Lucas CRUZ, Cyril DESPRES / David CASTERA e Sébastien LOEB / Daniel ELENA, estarão na largada do Dakar 2017 a bordo dos quatro PPeugeot 3008 DKR e em busca do bicampeonato.

Continue lendo

Velocidade

Volkswagen conquista quarto título consecutivo no Campeonato Mundial de Rali (WRC)

Alô Paraná

Publicados

em


Sébastien Ogier e Julien Ingrassia conquistaram o campeonato mundial de rali (World Rally Champions – WRC) pela quarta vez consecutiva depois de vencer o rali da Espanha. A bordo de um Volkswagen Polo R WRC, eles chegaram na frente de Dani Sordo e Marc Martí (segundo lugar) e Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul (terceiro lugar). Foi o nono pódio em onze corridas. Com a quinta vitória no ano, os franceses Ogier e Ingrassia já não podem ser alcançados no topo da classificação geral no WRC deste ano.

“Eu me sinto fantástico! Eu gostaria de dizer um grande obrigado a equipe da Volkswagen. Sem eles, Julien e eu não estaríamos aqui. Eu me diverti muito ao volante do Polo R WRC”, afirmou Sébastien Ogier.

Andreas Mikkelsen e Anders Jæger, também a bordo de um Polo R WRC, foram para o Rali da Espanha como principais concorrentes da dupla Ogier e Ingrassia na luta pelo título, mas as esperanças de vencer o campeonato dos noruegueses foram frustradas quando eles foram forçados a abandonar a etapa. Mas isso não tirou a emoção do rali disputado na Catalunha.

Dani Sordo e Marc Martí abriram 17 segundos de vantagem sobre Ogier e Ingrassia na primeira etapa, realizada predominantemente no cascalho. No entanto, os pilotos da Volkswagen se recuperaram no sábado, o primeiro de dois dias no asfalto, com vitórias em cinco das oito etapas especiais. Ogier ampliou sua vantagem no domingo e terminou com 15,6 segundos de vantagem sobre os demais pilotos.

“É um grande momento para Sébastien Ogier, Julien Ingrassia e toda a equipe Volkswagen. Eles têm sido extremamente consistentes durante toda a temporada. Nove pódios, cinco deles com vitórias. Estamos muito orgulhosos dos pilotos mais rápidos do mundo serem da Volkswagen. Agora é focar para a próxima etapa e tentarmos garantir o campeonato de construtores”, disse o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.

A Volkswagen viaja para a Grã-Bretanha (próxima etapa, entre os dias 27 e 30 deste mês) com uma vantagem de 62 pontos no campeonato de construtores. Como tal, a equipe tem uma grande chance de ganhar o título de construtores pela quarta vez consecutiva, independentemente de outros resultados. Para isso, a Volkswagen deve levar uma vantagem de 43 pontos para o Rali da Austrália (17 a 20 de novembro), última etapa do mundial.

Continue lendo

EM ALTA