Conecte-se conosco

Velocidade

Mercedes-Benz Challenge chega a Curitiba para apontar os favoritos ao título

Alô Paraná

Publicado:

em

O Mercedes-Benz Challenge volta a competir no próximo domingo (16) com a realização da sexta etapa da temporada no Autódromo Internacional de Curitiba, na região metropolitana da capital paranaense. Restando três provas até o final do campeonato, a etapa paranaense será disputada em um momento no qual o torneio começa a identificar quem serão os principais candidatos ao título de 2016. A disputa está acirrada tanto na categoria CLA AMG Cup quanto na C 250 Cup, fazendo do próximo fim de semana decisivo para determinar que brigará pelo título até o fim do ano.

Na CLA AMG Cup, o líder Arnaldo Diniz vem embalado pela vitória na última etapa, realizada em São Paulo. Para aumentar ainda mais sua confiança, o paulista também conquistou sua primeira vitória neste ano justamente em Curitiba, na prova de abertura da temporada. Diniz soma 69 pontos e tem em seu encalço o conterrâneo Fernando Fortes. Com 54 pontos, Fortes tem surpreendido os pilotos mais experientes e lidera um grupo formado pelo gaúcho Luiz Ribeiro (52 pontos) e o cearense Adriano Rabelo (50), que também têm sérias pretensões ao título. Do trio, apenas Ribeiro ainda tenta a primeira vitória no ano.

Fôlego renovado
A briga na C 250 Cup apresenta um cenário mais volátil. Na etapa anterior, Interlagos, o catarinense Claudio Simão, que parecia ter perdido fôlego na briga pela liderança, cravou uma vitória sensacional. Para completar, o segundo lugar foi conquistado por Peter Michel Gottschalk, que acabou tomando a dianteira da pontuação da dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk – pai do líder do torneio. O atual primeiro colocado computa 76 pontos, contra 68 de Simão e 65 da dupla Paioli/Gottschalk. Curiosamente, entre eles apenas o líder ainda não conquistou duas vitórias na temporada – o que indica que vem sustentando sua campanha na base da regularidade nos resultados. Peter Michel, aliás, tenta o bicampeonato, já que é o atual detentor do título da C 250 Cup.

Paralelamente à disputa principal, as duas categorias realizam campeonatos para pilotos máster, os mais experientes do grid. Na CLA, a liderança é do paulista Betão Fonseca, que soma 66 pontos e é seguido de perto pelos gaúchos Fernando Poeta (60) e Carlos Kray (59). A briga na C 250 tem Claudio Simão em primeiro lugar (72 pontos), com a dupla Paioli/Gottschalk (70) em seguindo e, na terceira posição, o paulista Flavio Andrade (61).

Circuito Raul Boesel
Fundado em 1967, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) é um circuito privado que começou sua história como um oval com três curvas e apenas 2,7 quilômetros de extensão. Só mais tarde foi construída a parte mista, totalizando os atuais 3.695 metros. Em 1995, o complexo passou por uma ampla modernização implementada pelo grupo empresarial que até hoje administra o autódromo. Antes, em 1987, o traçado foi renomeado como Circuito Raul Boesel, em homenagem ao curitibano que conquistou o então prestigioso título de campeão mundial de Protótipos FIA.

Atendendo aos padrões de segurança da entidade máxima do esporte a motor, a pista recebeu na última década algumas competições internacionais. Tecnicamente, oferece o desafio de mesclar uma longa reta (1 km) a dois esses (de baixa e alta velocidade), além de uma exigente curva “cega” de raio duplo, o chamado Pinheirinho.

A sexta etapa do Mercedes-Benz Challenge 2016 acontece às 11h do próximo domingo, com transmissão ao vivo do canal por assinatura Band Sports. Mais informações sobre a categoria estão disponíveis no site www.mbchallenge.com.br.

Confira a classificação:
Campeonato CLA AMG Cup
1) Arnaldo Diniz Filho, 69 pontos
2) Fernando Fortes, 54
3) Luiz Carlos Ribeiro, 52
4) Adriano Rabelo, 50
5) Betão Fonseca, 47
6) Roger Sandoval, 45
7) Pierre Ventura, 38
8) Renato Braga, 36
9) Cristian Mohr, 32
10) Marcelo Hahn, 30
11) Claudio Dahruj, 29
12) José Vitte, 29
13) Lorenzo/Paulo Varassin, 29
14) Carlos Kray, 22
15) José Henrique Assunção, 22
16) Fernando Junior, 20
17) Neto De Nigris, 16
18) Fernando Poeta, 16
19) Fernando Amorim, 15
20) Paulo Totaro, 8
21) Cesar Fonseca, 6
22) Victor Guerin, 5
23) Danilo Pinto, 4

Campeonato C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk, 76
2) Claudio Simão, 68
3) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 65
4) Fabio Escorpioni, 53
5) Flavio Andrade, 50
6) João Lemos, 40
7) Carlos Guilherme, 36
8) Beto Rossi, 26
9) Max Mohr, 24
10) Mateus Biriba, 22
11) Sergio Kuba, 20
12) Sérgio Maggi, 17
13) Romualdo Magro, 17
14) Ydenis Souza, 16
15) Vinícius Simão, 15
16) Rodrigo Carvalho, 10
17) Bruno Alvarenga, 9
18) Betinho Sartório, 9
19) André Paulo Varasin, 6

Calendário 2016: etapas restantes
6ª – Curitiba (PR) – 16 de outubro
7ª – Goiânia (GO) – 6 de novembro
8ª – Interlagos (SP) – 11 de dezembro

Velocidade

Mercedes-Benz Challenge anuncia calendário para temporada 2017

Alô Paraná

Publicados

em


Na última quarta-feira (20), foram definidas as datas para as etapas da temporada 2017 do Mercedes-Benz Challenge. Assim como nos anos anteriores, o torneio manterá o formato de oito provas por ano, com duas categorias participantes: C 250 Cup e CLA AMG Cup. Mas ao contrário das seis temporadas disputadas até aqui, a competição traz como novidade a disputa de apenas uma etapa por autódromo, com o objetivo de aumentar ainda mais sua competitividade por meio de traçados distintos e para levar a categoria a novos públicos. Em 2016, por exemplo, os autódromos de Interlagos (SP), Curitiba (PR) e Goiânia (GO) receberam duas provas cada.

Entre as oito etapas, há quatro circuitos que são novidades em relação ao calendário 2016: Santa Cruz do Sul (2ª etapa), Londrina (3ª etapa), Velo Città (4ª etapa e pela primeira vez no torneio) e Brasília (7ª etapa que terá sua confirmação definitiva em breve). As pistas de Interlagos, Goiânia e Curitiba permanecem na agenda do evento.

Conforme o regulamento, a última etapa, em Interlagos, concederá pontos dobrados para os competidores. Confira o calendário 2017:
02/04 – Goiânia (GO)
21/05 – Santa Cruz do Sul (RS)
09/07 – Londrina (PR)
06/08 – Velo Città (SP)
10/09 – Local ainda não confirmado
22/10 – Curitiba (PR)
26/11 – Brasília (DF)
10/12 – Interlagos (SP)

Mais informações sobre a categoria estão disponíveis pelo site www.mbchallenge.com.br.

Continue lendo

Velocidade

Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1

Alô Paraná

Publicados

em


O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquistou este domingo pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição, atrás do britânico e companheiro de equipa Lewis Hamilton.

Rosberg, de 31 anos, só necessitava de terminar no pódio do circuito Yas Marina para assegurar o seu primeiro título e concluiu a 21.ª e última prova do campeonato, vencida por Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, que partiu da ‘pole position’.

Com os 18 pontos conquistados em Abu Dhabi, Rosberg somou 385 pontos, mais cinco do que Hamilton, segundo classificado no Mundial de pilotos.

Filho do campeão de 1982 Keke Rosberg, Nico Rosberg é o segundo filho de um campeão a vencer o mundial de Formula 1, depois do britânico Damon Hill.

Continue lendo

Velocidade

Peugeot 3008 DKR: rumo ao bicampeonato

Alô Paraná

Publicados

em


A largada para a 39ª edição do Rali Dakar só acontecerá em janeiro de 2017, mas, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a PEUGEOT antecipa esse momento de adrenalina máxima com a apresentação do Novo Peugeot 3008 DKR em seu estande.

O carro de competição será o substituto do Peugeot 2008 DKR, campeão do Rali Dakar desse ano, e traz uma série de inovações e tecnologias pensadas para melhorar o desempenho das quatro equipes que integram o time da marca.

É claro que para chegar a um nível tão alto de excelência o DKR precisaria de uma base sólida, robusta e naturalmente moderna. Por isso a PEUGEOT escolheu o novo SUV 3008 como embrião para o modelo de competição.

O Peugeot 3008 DKR ficará exposto no estande em uma espécie de aquário que simulará todos os tipos de adversidades naturais presentes no Rali Dakar, considerado o mais difícil e perigoso do mundo, como tempestades de areia e chuva reais.

Peugeot 3008 levado ao extremo
O Peugeot 3008 DKR traz uma visão extrema do novo SUV da Marca, expandindo elementos marcantes e que facilitam a identificação do veículo em qualquer deserto da Terra. O tamanho imponente das caixas de rodas e dos pneus carnudos, as janelas pintadas de preto e, claro, a identidade visual criada pela equipe do Centro de Estilo da PEUGEOT, que lembra os traços de um Leão, são características praticamente inesquecíveis no DKR.

Ao mesmo tempo, a versão de corrida carrega o mesmo conjunto óptico do Novo Peugeot 3008 na dianteira e na traseira, além da imponente grade e detalhes cromados, provando que a Marca mantém seu alto nível de acabamento, design diferenciado e detalhes de primeira linha mesmo nas areias do Rali Dakar.

Engenharia Preparada
A equipe de engenharia também pensou em algumas melhorias para aumentar ainda mais as chances de um novo título para a PEUGEOT. Todo o conjunto de suspensão foi alterado, inclusive a geometria do carro. Isso servirá para que os pilotos tenham maior controle do 3008 DKR nas dunas. Também foram feitos ajustes na distribuição de massa e, para melhorar a vida das equipes, um inédito sistema de ar-condicionado será usado nos carros da PEUGEOT durante o Rali Dakar 2017.

O motor foi outro eixo importante de trabalho, começando pela adaptação à nova regulamentação da FIA que reduziu, nos veículos a diesel com tração em duas rodas, o diâmetro do restritor da admissão de ar de 39 para 38 mm, acarretando perda de cerca de 20 cavalos. Os engenheiros tentaram compensar a mudança, mas, sobretudo aprimoraram a facilidade de utilização do motor em baixas rotações.

As duplas 2017 do Team Peugeot Total, Stéphane PETERHANSEL / Jean Paul COTTRET, Carlos SAINZ / Lucas CRUZ, Cyril DESPRES / David CASTERA e Sébastien LOEB / Daniel ELENA, estarão na largada do Dakar 2017 a bordo dos quatro PPeugeot 3008 DKR e em busca do bicampeonato.

Continue lendo

EM ALTA