Conecte-se conosco

Cascavel

Família morre vítima de queda de avião em Cascavel

Publicado:

em

Família estava voltando do litoral de Santa Catarina, onde passou o feriado. Foto: Reprodução

Quatro pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte na tarde de domingo (17), em Cascavel, no oeste do Paraná. O piloto, um médico e sua filha de 12 anos morreram no local. Uma mulher foi resgatada com vida, porém não resistiu aos ferimentos e morreu na noite desta segunda-feira (18).

O acidente aconteceu próximo de um aeroporto particular, onde o avião iria pousar. Na aeronave estavam o piloto Magnus Padilha, que morreu no local. Além do médico cardiologista e presidente do Cascavel Country Club, Eduardo Philipp e sua filha, Fernanda, de 12 anos, que também morreram na queda.

A esposa de Eduardo e mãe de Fernanda, foi resgatada com vida e encaminhada para o Hospital Universitário de Cascavel. Graziela de Souza Philippi, de 53 anos, teve politraumatismo, passou por procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, mas não resistiu. Ela morreu na noite desta segunda-feira (18).


O acidente
A família voltava do litoral de Santa Cantarina, onde passou o feriado. Trabalhadores que estava próximo ao local da queda, ouviram um estrondo e um grito de socorro.

Segundo o registro da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a inspeção anual de manutenção da aeronave havia vencido no dia 9 de novembro. No entanto a aeronave pode voar por mais 30 dias após o vencimento.

O corpo do piloto foi velado nesta segunda-feira em Cascavel. Ele era instrutor de uma escola de viação e tinha experiência.

Os corpos de Eduardo, sua esposa Graziela e da filha do casal, Fernanda, será cremado nesta quarta-feira em Francisco Beltrão (PR).

Cascavel

31º Show Rural trará novidade digital neste ano em Cascavel

Publicados

em


O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reuniu-se nesta quarta-feira (09) com dirigentes da Coopavel, que está promovendo o 31ºShow Rural 2019, o maior evento de tecnologia direcionado ao Agronegócio, no Paraná. O diretor da Coopavel, Rogério Rizzard, apresentou ao secretário os temas que estarão presentes este ano, que terá como principal novidade o Show Rural Digital.

Ortigara destacou que o Instituto Emater estará presente com um espaço onde apresenta todas as técnicas e orientações agropecuárias exploradas no Estado e a ideia é promover cada vez mais a participação dos técnicos em assuntos da inovação. O secretário pretende, ainda, desafiar a participação dos colégios agrícolas paranaenses para que acompanhem a evolução tecnológica no setor do Agronegócio

A feira será em Cascavel, de 4 a 8 de fevereiro, com a expectativa de atrair 300 mil pessoas, a maioria produtores rurais em busca de inovações em suas propriedades. Outra novidade será a participação de empresas de energia alternativa, de olho na expansão desse setor no meio rural.

O Show Rural Digital, cujo tema principal será “Nós somos a Mudança”, já nasce com a participação de 100 empresas startups ligadas ao setor do Agronegócio que vão apresentar o que existe de mais moderno e inovador para auxiliar o produtor e a propriedade rural.

As empresas serão reunidas num espaço de 2.800 metros quadrados, onde vai acontecer também o hackathon, que visa atrair os jovens, filhos de agricultores. A ideia é envolver os jovens para prepará-los para atuar no mundo do Agronegócio. No evento de tecnologia, 10 equipes vão apresentar soluções para os desafios do Agronegócio. A equipe vencedora vai ganhar uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Segundo Rizzardi, o objetivo este ano é ajudar a pensar como será a agricultura amanhã. “Essas empresas já estão pensando nisso e estão preparadas para atender essa agricultura e dar respostas ao campo”, afirmou.

A Ocepar fará o Fórum de Profissionais de TI 2019, que contará com a presença de grandes nomes e personalidades da área da inovação. Entre eles o presidente da HPE (Hewlett Packard Enterprise) Brasil, Ricardo Brognoli; o country manager da Aruba no Brasil, Eduardo Gonçalves, e o CEO e fundador da Totvs, Laércio José de Lucena Cosentino.

Outras empresas de tecnologia também confirmaram presença como Microsoft, Cisco, PTI de Itaipu, Coca-Cola, Sebrae e Labs do Banco do Brasil, entre outras.

Segundo o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, as empresas vão apresentar projetos de inovação e tecnologias para o Agronegócio, uma das cadeias produtivas que mais cresce e promove transformações no Brasil e no mundo.

“O objetivo nesse ambiente será estimular novos negócios, disseminar experiências inovadoras e criar ideias para a agropecuária do amanhã”, destaca.

Estarão participando também empresas e setores representantes da Agricultura, Avicultura, Pecuária e Suinocultura, Instituições Financeiras, Máquinas, Meio Ambiente, Veículos, Instituições e Pesquisas. Também estarão representados os setores de Apicultura, Ervas Medicinais, Fruticultura, Indústria Caseira, Olericultura, Ovinocultura, Piscicultura, entre outras.

O evento é destinado a produtores rurais, agropecuaristas, CEOs, profissionais de Tecnologia da Informação e Design, criadores de startups, empresários das áreas de tecnologia e inovação, engenheiros, jovens agricultores e pecuaristas, investidores, diretores de grandes empresas do agronegócio e estudantes de cursos ligados à tecnologia e à agropecuária. “Todos terão a chance de trocar informações, fazer e prospectar negócios e fortalecer suas redes de contatos”, afirma Neto.

Continue lendo

Cascavel

Abastecimento: concluídas obras de melhorias em Cascavel

Publicados

em


Depois de movimentada operação no domingo (16), a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) concluiu as obras de melhorias e de ampliação do sistema de abastecimento de água de Cascavel, quando o último trecho de tubulação, dos 700 metros de adutora, foi interligado ao sistema. A obra aumenta em 60% o volume de água distribuída e vai beneficiar diretamente 120 mil pessoas.

A interligação do novo trecho de adutora amplia de 425 para 680 mil litros por hora a vazão da água que é transportada da estação de tratamento do Parque São Paulo até o Centro de Reservação do Jardim Gramado. A Sanepar investiu R$ 668 mil neste empreendimento.

Os moradores das regiões dos Bairros Canadá, Interlagos, Julieta Bueno, Tarumã, Gramado, Pacaembu, Morumbi, São Cristóvão e Nova York, serão os maiores beneficiados, embora a melhoria se estenda para todos os cascavelenses.

A tubulação instalada é em ferro dúctil, com 500 milímetros de diâmetro. A rede foi assentada no primeiro terço da via, fora da área de passeio onde estão concentradas as demais tubulações subterrâneas, exceto nos trechos de interligação.

Essa ampliação da rede faz parte dos investimentos e melhorias do sistema de abastecimento de água, que teve início em maio de 2014. Na época foi implantado o primeiro trecho do anel de distribuição de água tratada na Rua Erechim. O anel é uma tubulação maior que alimenta as demais redes e que permite injetar maior volume de água no sistema para ampliar e melhorar as condições de abastecimento aos moradores da cidade.

Continue lendo

EM ALTA