Conecte-se conosco

Gourmet

Exagerou? Aprenda a fazer um detox

Alô Paraná

Publicado:

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, dá dicas de alimentação para que o seu organismo possa se recuperar mais rápido dos abusos feitos no Carnaval.

Segundo a médica Elisabete Almeida, o “detox” pós-Carnaval deve consistir em uma dieta diurética, indicada para aqueles que exageraram no consumo de produtos industrializados e de bebidas alcoólicas, para diminuir a retenção de líquidos e eliminar toxinas.

A recomendação é apostar em frutas e verduras, incluindo alimentos como couve, pepino, melancia e gengibre. “Esse tipo de dieta deve ser feita por um período curto, de no máximo 15 dias, porque junto com a eliminação de líquidos o corpo perde também minerais essenciais para o organismo”, alerta.

A seguir, um exemplo de cardápio ‘detox’

Café da manhã

Suco neutralizante: 2 fatias de abacaxi + 2 rodelas grossas de gengibre + 1 folha grande de couve + 6 folhinhas de hortelã + 200ml de água de coco
3 biscoitos de arroz integral

Lanche da manhã
Salada de frutas frescas com 1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça dourada

Almoço
3 colheres (sopa) de grão-de-bico com salsa
2 pegadores de agrião
1 colher (sopa) de pepino
2 colheres (sopa) de arroz integral com quinoa
1 colher (sopa) de abóbora refogada com cebolinha
2 colheres (sopa) de tiras de frango com cebola e pimentão
1 fatia de melão

Lanche da tarde
1 copo de suco de uva integral
2 castanhas-do-pará

Jantar
Salada de folhas verdes (rúcula, agrião, escarola) com 1 palmito picado e 5 tomates cereja
2 colheres (sopa) de purê de inhame com gergelim preto
1 posta de peixe assado com azeite de oliva extravirgem
4 aspargos cozidos com especiarias
1 laranja inteira

Gourmet

Empresa produzirá hambúrguer vegetal no Brasil

Alô Paraná

Publicados

em


A Marfrig Global Foods, uma das companhias líderes globais em carne bovina e a maior produtora de hambúrguer do mundo, anunciou hoje um acordo com a americana Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores processadoras agrícolas e fornecedoras de ingredientes alimentícios do mundo, para produção e comercialização de produtos à base de proteína vegetal no Brasil.

A negociação firmada entre Marfrig e ADM estabelece que as empresas trabalharão em conjunto para desenvolver produtos com base vegetal, sendo a ADM responsável pelo fornecimento da principal matéria-prima utilizada no processo. A Marfrig, por sua vez, venderá e distribuirá os produtos para food service e varejo. “Juntas, Marfrig e ADM irão produzir um hambúrguer 100% vegetal com sabor e  textura similares ao da carne. Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, diz Eduardo Miron, CEO da Marfrig Global Foods. “O hambúrguer vegetal vem para complementar o portfólio de produtos da Marfrig e atender todos os canais de mercado nos quais atuamos.”

“Oferecemos uma estrutura avançada de P&D, ingredientes naturais e soluções tecnológicas, inclusive com a vantagem da fabricação local, para antecipar tendências da indústria e atender, de forma customizada, as necessidades de nossos clientes. Somos o parceiro ideal para apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável da indústria de alimentos, especialidades e nutrição saudável”, afirma Roberto Ciciliano, presidente da ADM Nutrition na América Latina. Ele complementa: “o acordo com a Marfrig reforça esse propósito”.

A produção do hambúrguer vegetal no Brasil será iniciada na unidade da Marfrig em Várzea Grande, no Mato Grosso. Parte da base vegetal sairá diretamente da fábrica da ADM em Campo Grande para a planta da Marfrig.

Os primeiros hambúrgueres vegetais produzidos pela parceria entre Marfrig e ADM chegarão ao mercado no Brasil ainda este ano e, posteriormente, serão destinados também à exportação. Na primeira fase do lançamento, os produtos serão fornecidos ao canal food service. Em seguida, o hambúrguer vegetal começará a ser distribuído para o canal varejo. A Marfrig lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal.

Continue lendo

Receita

Torta de Biscoito Chocolate Chip de Lu Bonometti

Alô Paraná

Publicados

em


A doceira Lu Bonometti, da Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze, explica passo a passo, como fazer uma receita de dar água na boca e perfeita para ser servida como sobremesa de Páscoa. Saborosa e diferente, a Torta de Biscoito Chocolate Chip de Lu Bonometti pode ser servida junto com uma bola de sorvete ou acompanhada de geleias e promete virar queridinha dos amantes de chocolate.

Confira passo a passo da receita:

Ingredientes para a torta
– Cookies chocolate chips (veja abaixo como prepara-los)
– Uma fôrma redonda de fundo removível

Ingredientes para massa de biscoito com gotas de chocolate (cookies chocolate chips)
– 200g de manteiga em temperatura ambiente
– ½ xícara (100g) de açúcar
– 1½ 300g de açúcar mascavo
– 2 ovos
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– ½ colher (chá) de sal
– 2¹/³ xícaras (390 g) de chocolate meio amargo picado ou em gotas
– 2¹/³ xícaras (340g) de farinha de trigo
– 1½ colher (chá) fermento químico em pó

Modo de preparo da massa de biscoito :
Praqueça o forno a 170ºC. Em uma batedeira (se tiver uma planetária, use o batedor raquete), bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura clara e fofa. Enquanto a batedeira trabalha, misture em uma tigela a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato. Junte os ovos, um a um, ao creme de manteiga, batendo bem para homogeneizar depois de cada adição. Aos poucos, adicione a mistura de farinha à manteiga. Se a massa começar a ficar pesada para a sua batedeira, misture à mão com uma espátula. Por último, incorpore as gotinhas de chocolate, misturando até que estejam bem distribuídas na massa.

Modo de Preparo da Torta
Preaqueça o forno a uma temperatura 15ºC mais baixa que a temperatura indicada na receita do biscoito que você vai usar, para não passar do ponto. No nosso caso, escolhemos a de chocolate chips. Por exemplo: se a receita pede 175ºC, preaqueça a 160ºC. Se isso implicar em uma temperatura muito baixa para o forno, lance mão do bom e velho truque do pano de prato enroladinho na porta do forno, para mantê-la entreaberta. Pegue uma fôrma redonda de fundo removível. Como o biscoito já leva manteiga, não é necessário untar. Apenas polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Espalhe a massa de biscoito na fôrma, pressionando com os dedos de maneira que o centro fique mais fino que as bordas. Isso irá fazer com que a torta de biscoito fique com altura uniforme. Caso não faça isso, ela ficará mais alta no centro. Se for um biscoito que deva ser rolado no açúcar ou algo semelhante, polvilhe o ingrediente sobre a massa espalhada na fôrma antes de assar.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até as bordas começarem a dourar e o centro já parecer cozido. Retire do forno. Deixe que esfrie por alguns minutos, apenas para que a fôrma fique em uma temperatura que facilite o manuseio. Separe a lateral do fundo da fôrma, e deixe o biscoito esfriar.

Você pode servir esta torta de biscoito com sorvete ou acompanhada de geleias. Fica uma delícia!

Sobre Lu Bonometti: de origem italiana, Lu Bonometti é formada em Economia pela USP, mas sua paixão sempre foi a Gastronomia. Na cozinha desde pequenina, fazendo biscoitos e doces, ela se especializou e estudou no Instituto de Gastronomia MausiSebess, em Buenos Aires – Argentina; na CASTAlimenti, em Brescia – Itália, e na EcoleLenôtre em Paris – França.

Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze. Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1728, Jardins, São Paulo – SP. Horário de funcionamento: de terça à sábado, das 10h às 18h30. Tem ar-condicionado. Tem conexão wi-fi. 6 lugares. Aceita cheques. Aceita os cartões Visa e MasterCard (crédito e débito). http://www.lubonometti.com.br/

Continue lendo

Gourmet

Cervejaria Leopoldina lança três novos rótulos: Bohemian Pilsner, Red Ale e Session Pale Ale

Alô Paraná

Publicados

em


Elaborada na região sul do país e batizada em homenagem à imperatriz do Brasil, que conquistou o coração de Dom Pedro I, a Cervejaria Leopoldina comemora o sucesso da marca com três novos rótulos: Bohemian Pilsner, Red Ale e Session Pale Ale. Os lançamentos chegam para complementar o portfólio da cervejaria junto aos outros cinco rótulos da marca: Old Strong Ale, IPA, Pilsner, Witbier e Weissbier.

As novidades, que já estão disponíveis no mercado, foram elaboradas especialmente para os apreciadores de cerveja que não dispensam novos e refrescantes sabores, a começar pela Leopoldina Session Pale Ale. O rótulo foi produzido com maltes especiais e lúpulo europeu, apresentando características de aromas e sabores frutados, além de muita refrescância. Com uma textura cremosa, a Session Pale Ale é ideal para ser apreciada em temperaturas mais amenas e é uma bebida ideal para quem gosta de se aventurar em sabores mais amargos.

Já a Leopoldina Bohemian Pilsner é uma excelente opção para quem gosta de uma bebida mais leve e com muito frescor. Elaborada com maltes especiais e lúpulo do tipo Saaz, a Bohemin Pilsner é do tipo pale lager, de baixa fermentação e com uma bela coloração amarelo dourado. Seu aroma refrescante apresenta toques florais e sua textura leve oferece uma degustação prazerosa para os fãs de cervejas menos encorpadas. A Red Ale chega para complementar a linha de cervejas especiais e é elaborada com um blend de maltes especiais e lúpulos do tipo East Kent Golding, tradicional da Inglaterra, país pioneiro desse tipo de cerveja. Uma cerveja de alta fermentação, com coloração avermelhada, a Red Ale se destaca pelas intensas notas maltadas e de toffee.

Produzida pela Famiglia Valduga, a linha de cervejas especiais da Cervejaria Leopoldina conta com toda a expertise da família centenária, conhecida por produzir os mais renomados rótulos de vinho. E para celebrar seus dois anos de lançamento, a marca mostra a que veio, com novos rótulos, conquistando novos consumidores a cada dia.

A Cervejaria Leopoldina utiliza como base as principais escolas cervejeiras do mundo e são elaboradas com uma minuciosa seleção dos melhores maltes, lúpulos e leveduras, importados da Europa. Aliando tecnologia e qualidade, as cervejas mantêm um alto padrão de qualidade e agrada os paladares mais exigentes.

Confira os três lançamentos da Cervejaria Leopoldina:

Leopoldina Session Pale Ale
Tipo: Session Pale Ale
Taça: Tulip
Teor Alcoólico: 4%
Disponível em garrafas de 500 ml
Temperatura sugerida para degustação de 3°C a 5°C
Harmonização: Saladas, queijos leves e peixes.

leopoldina Bohemian Pilsner
Tipo: Bohemian Pilsner
Taça: Tulip
Teor Alcoólico: 5%
Disponível em garrafas de 500 ml
Temperatura sugerida para degustação de 3°C a 5°C
Harmonização: Embutidos e canapés diversos.

Leopoldina Red Ale
Tipo: red ale
Taça: Pint
Teor Alcoólico: 6,5%
Disponível em garrafas de 500 ml
Temperatura sugerida para degustação de 5°C a 7°C
Harmonização: Carnes vermelhas, massas, embutidos e queijos curados.

Todos os rótulos da Cervejaria Leopoldina podem ser adquiridos em lojas especializadas ou pelo e-commerce: http://www.famigliavalduga.com.br.

Continue lendo

EM ALTA