Conecte-se conosco

Life

Dia Mundial do Vegetarianismo: entenda esse estilo de vida

Alô Paraná

Publicado:

em

Cada vez mais a população vem aderindo à dieta vegetariana, seja por opção nutricional ou por adoção ao estilo de vida. Há quem seja contrário ao sofrimento dos animais, quem queira adotar uma dieta mais leve, quem seja alérgico à proteína da carne, ou faça a opção por motivos religiosos. Hoje (1º), no Dia Mundial do Vegetarianismo, o Alô Paraná mostra curiosidades do vegetarianismo.

A dieta vegetariana difere da dieta onívora – em que a base da alimentação são os vegetais e animais – em vários aspectos. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o vegetariano pode ou não ingerir alimentos derivados de animais. Tanto é que há subdivisões no grupo, como as dietas vegana, a lacto-vegetariana, a ovo-lacto-vegetariana, a ovo-vegetariana, a crudívora e a frugívora.

Segundo o coordenador jurídico da SVB, Ulisses Borges, em 2013, 8% a 9% dos brasileiros se declararam vegetarianos em pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). Dados do Instituto Ipsos – empresa de pesquisa e de inteligência de mercado – apontam que 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne. Ulisses Borges destaca que há valores éticos e filosóficos tanto para fundamentar a dieta vegetariana quanto para uma não vegetariana.
[bsa_pro_ad_space id=2]

O crescimento desses tipos de dieta no Brasil acompanha uma tendência mundial. Segundo a SVB, na Europa, por exemplo, 14% de todos os novos produtos lançados em 2015 são vegetarianos ou veganos. De 2013 a 2015, o lançamento de produtos veganos cresceu 150% no continente europeu. Nos supermercados brasileiros também já é possível encontrar muitas versões veganas de produtos cárneos ou lácteos como nuggets, presuntos, quibes, coxinhas, salsichas, linguiças, sorvetes e requeijões.

Sobre os aspectos nutricionais da dieta, a nutricionista Shila Minari explica que os vegetarianos podem ter uma alimentação balanceada e saudável. “Do mesmo jeito que uma pessoa que come carne pode fazer escolhas alimentares erradas e ter problemas, pessoas vegetarianas também podem ter problemas”, alerta.

A nutricionista aconselha a inclusão de leguminosas e fontes de proteína não animal na alimentação de quem opta por esse estilo. A profissional explica que suplementos de vitamina B12 muitas vezes são necessários para os vegetarianos, uma vez que se trata da única vitamina que não é suprida com esse tipo de alimentação.

Para ter uma dieta balanceada e não compensar a falta de proteína animal com outros alimentos pobres em nutrientes, Shila aconselha acompanhamento profissional. “É importante que quem vá começar uma dieta vegetariana faça acompanhamento nutricional”, recomenda.

Life

Liu bate 1 milhão de views com ‘Nave Espacial’ e comemora show no Lollapalooza

Life

Publicados

em

De


Considerado o prodígio e grande destaque da cena eletrônica atualmente, Liu acaba de bater a marca de 1 milhão de views no videoclipe de ‘Nave Espacial’, sua atual música de trabalho. Outra conquista foi a confirmação do artista no line up de um dos maiores festivais de música do mundo, o Lollapalooza, no qual subirá ao palco dia 6 de abril no Autódromo de Interlagos.

“Sempre sonhei em fazer um clipe e queria que o primeiro fosse especial. Me dediquei muito e dei meu sangue desde a produção da música com os vocais da incrível Samantha Machado até a concepção do vídeo. Só tenho a agradecer a todo mundo que assistiu, curtiu e a minha equipe que é fera.”, comenta Liu que recentemente teve a estreia do clipe na grade da MTV.

Para o Lollapalooza, o artista promete levar um set bem energético e efeitos que vão fazer o público vibrar. “Quando eu tinha 16 anos, meu irmão e eu vendemos doce para poder comprar o ingresso pro Lolla e foi uma experiência que revolucionou minha vida e me fez entender o que a música representava na minha vida.. Então hoje, 5 anos depois, ter a chance de pisar no palco onde grandes ídolos se apresentaram, é surreal. Vou preparar um show incrível pra vocês, espero todo mundo lá!”, finaliza Liu.

Vale ressaltar que Liu está em constante ascensão e vem conquistando o outro lado do mundo também ao participar de outros inúmeros festivais de renome internacional. Com a popularidade em alta no continente asiático, o DJ e produtor também foi convidado para participar de um reality show sobre DJs em Shangai (“Rave Now”, em tradução livre), sendo o único brasileiro a receber este tipo de convite até os dias de hoje.

Liu

Com formação musical clássica e apaixonado pela dance music desde os seus 11 anos, o DJ e produtor Liu começou sua carreira conhecido como prodígio nacional nas palavras de DJs importantes. Dedicação em estúdio, carisma ao vivo e músicas fascinantes colaboraram para o artista cativar uma legião de fãs e se tornar um dos players mais requisitados nos clubes e festivais do país, incluindo Green Valley, Tomorrowland Brasil e Electric ZooFestival.

Entre seus muitos sucessos, podemos mencionar o hit Don’t Look Back, single que colocou Liu no radar do Alok e paralisou a cena eletrônica em seu lançamento; All I Want, lançada com Alok pela gigante Armada Music e ouvida mais de 29 milhões de vezes no Spotify, e Coastline, pela Spinnin Records, que emplacou, com seu agradável espírito sonoro de veraneio, presença entre as 200 faixas mais reproduzidas no Spotify Brasil e em playlists essenciais como a MINT e a Fresh Electronic, também no serviço de streaming.

Continue lendo

Life

Copel entre as três melhores distribuidoras da América Latina

Alô Paraná

Publicados

em


A Copel ganhou o prêmio de terceira melhor distribuidora de energia da América Latina e Caribe. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 15, em Buenos Aires, durante o encontro de executivos do setor no continente, promovido pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER), que concede a premiação anualmente.

O Prêmio CIER acontece desde 2003 e usa a mesma metodologia da Pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), que reconheceu a Copel em 2017 como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente, e em 2018 como a concessionária com a melhor qualidade de gestão. Nos últimos oito anos, a Copel foi considerada a melhor da América Latina em cinco oportunidades.

“Ano após ano, a Copel mantém um nível de excelência que a situa como referência entre as mais competentes distribuidoras do continente”, afirmou o presidente da Copel Distribuição, Antonio Guetter. “Esta longevidade entre as melhores comprova que o reconhecimento dos clientes não se deve a ações pontuais, mas a um investimento consistente na manutenção, ampliação e modernização de nossos ativos e a uma visão de longo prazo frente aos crescentes desafios e oportunidades que o setor elétrico apresenta nos anos recentes”.

A avaliação é feita com base na satisfação dos consumidores, que respondem a um questionário com perguntas sobre fornecimento de energia, informação e comunicação, atendimento ao cliente, conta de luz e imagem da empresa. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Satisfacción del Cliente con la Calidad Percibida (ISCAL).

Continue lendo

Life

Mortos-vivos invadem Curitiba na 11ª edição da Zombie Walk

Alô Paraná

Publicados

em


A Zombie Walk, um dos eventos mais tradicionais do carnaval de Curitiba, reúne centenas de zumbis na tarde do último domingo (11). A marcha teve início às 13h30 na Rua XV de novembro, no centro da capital.

O evento é realizada na capital paranaense desde 2009, segundo os organizadores, e arrasta uma verdadeira multidão de mortos-vivos pelas ruas centrais da cidade. O evento é característico de Curitiba, que para muitos é a sede de carnaval alternativo.

Veja algumas imagens dessa edição:

Fotos: Gibran Mendes.

Continue lendo

EM ALTA