Conecte-se conosco

Paranaguá

Cohapar inicia venda de 17 casas populares em Paranaguá

Alô Paraná

Publicado:

em

Com mais de 90% do cronograma executado, serão concluídas nos próximos dias as obras de construção de 17 casas populares da Cohapar em Paranaguá. As moradias são destinadas a famílias com renda de até seis salários mínimos, que devem se cadastrar no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro para participarem do processo seletivo.

Os imóveis estão localizados no bairro Porto Seguro, próximo ao Instituto Federal do Paraná, com modelos de 43, 47 e 51 metros quadrados. As unidades possuem dois ou três quartos, além de sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.

O financiamento pode ser feito em até 360 meses, com parcelas reduzidas e condições facilitadas de pagamento. Diferentemente das unidades do programa Minha Casa Minha Vida, no caso das moradias financiadas pela Cohapar não há cobrança de valor de entrada.

A expectativa é de que a comercialização das unidades seja iniciada a partir da semana que vem. Serão chamadas aquelas famílias já inscritas no sistema da Cohapar, desde que enquadradas nos critérios socioeconômicos do Governo do Estado.

Em caso de dúvidas ou mais informações, os interessados devem ligar para o telefone 0800 645 0055 ou envie um e-mail faleconosco@cohapar.pr.gov.br.

O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Paranaguá

Paranaguá recebe a Fragata Independência e abre visitação

Alô Paraná

Publicados

em


O Porto de Paranaguá recebe nesta sexta-feira (25) a Fragata Independência (F44), navio-escolta, cuja função é proteger outros navios. A passagem pelo Litoral do Paraná faz parte da Operação Aspirantex-2019, que prevê exercícios militares em alto-mar, incluindo operações com aeronaves, transferência de óleo combustível, manobras táticas entre os navios, exercícios de tiro e de combate a incêndio.

A visitação pública será no sábado e domingo (26 e 27), das 13h30 às 17 horas. A entrada é gratuita. O cadastro e acesso ao cais será realizado no prédio Dom Pedro II, na avenida Portuária.

É exigido documento de identificação original com foto (RG ou CNH). Não serão aceitos documentos de entidades de classe ou similares. Crianças só terão o acesso liberado acompanhados dos pais ou responsáveis.

O embarque no navio será realizado por ordem de chegada, respeitadas as prioridades definidas em lei.

Por questões de segurança, não é recomendado o uso de vestimentas como saias, vestidos e salto alto. Aconselha-se o uso de sapatos ou tênis. Não será permitida a entrada com animais de estimação e pessoas em trajes de banho.

A FRAGATA
A Independência foi a quinta de uma série de seis fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Com 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, o navio tem capacidade para carregar 3.800 toneladas e 209 tripulantes.

Continue lendo

Paranaguá

Porto de Paranaguá faz simulado em terminais de inflamáveis

Alô Paraná

Publicados

em


Foi realizado, nesta quarta-feira (11), o primeiro Simulado de Atendimento de Emergências no Terminal de Álcool de Paranaguá (Tepaguá), que comprovou a capacidade de atendimento e resposta imediata das empresas e instituições participantes do Plano de Auxílio Mutuo (PAM) em caso de acidentes em terminais de líquidos.

O teste simulou um incêndio em um dos tanques do terminal com uma vítima. A ação durou cerca de 20 minutos e treinou os procedimentos de comunicação da emergência, o tempo de resposta e eficiência do atendimento.

Apesar de ser apenas um simulado, carros do corpo de bombeiros e ambulâncias foram mobilizadas na ação. Em menos de dez minutos depois de acionado, o corpo de bombeiros já estava no local realizando o resfriamento do tanque em que supostamente aconteceu o acidente e uma ambulância já realizava os primeiros atendimentos à vítima.

“É fundamental que simulados como este sejam feitos periodicamente para que a gente possa identificar o que precisa ser trabalhado e quais procedimentos estão bem treinados. Isso é fundamental para que, numa emergência real, a resposta seja correta e ágil”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, capitão Ícaro Gabriel Greinert.

CENÁRIO – O simulado foi realizado no tanque 6 do Terminal de Álcool de Paranaguá, que tem capacidade de 5,2 mil metros cúbicos de álcool, que equivalem a mais de 170 caminhões carregados de líquidos inflamáveis.

Na ação, era necessário resfriar o tanque para que o incêndio fosse controlado e não se alastrasse para os demais tanques, que armazenam outros 30 mil metros cúbicos de produto. Também foi necessário resgatar uma vítima ferida pela explosão.

Nestas emergências, o terminal onde acontece o acidente aciona o PAM, documento que estabelece procedimentos de cooperação entre as empresas signatárias. Neste caso, o funcionário que identificou o acidente imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros, o OGMO e as empresas pertencentes ao subgrupo de líquidos inflamáveis, que auxiliam com materiais e suas respectivas estruturas de combate a emergências.

“O respeito à saúde humana e ao meio ambiente é uma prioridade no Porto de Paranaguá e conseguimos comprovar à comunidade e aos usuários esta premissa com este tipo de ação preventiva”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

O PAM do Porto de Paranaguá foi criado em 2014 e hoje, três anos depois, conta com a adesão de 31 empresas. Para o pleno funcionamento do plano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina promove, além dos simulados, reuniões periódicas para alinhas desde a comunicação até a logística e atendimento as emergências.

Continue lendo

Paranaguá

Aquário de Paranaguá estende visitação nos fins de semana

Alô Paraná

Publicados

em


Em julho, quem quiser visitar o Aquário de Paranaguá pode aproveitar o horário especial de férias. Nas sextas-feiras e sábados o aquário passa a atender os visitantes das 10h às 20h, já de domingo a quinta-feira o aquário atende das 10h às 17h30.

No local, os visitantes podem se divertir e aprender mais sobre o ambiente aquático do Brasil e, principalmente, do Paraná. Também é possível experimentar como é tocar os animais. Nos tanques de toque, as pessoas podem tocar em animais como raias, anêmonas, pepino e bolacha do mar.


REALIDADE VIRTUAL
Outra atração que chama atenção dos visitantes são os óculos de realidade virtual, que permite mergulhar com baleias e outros animais. Já no navio fantasma, os participantes têm uma experiência única, conhecendo esqueletos florescentes de diversos animais marinhos.

AQUÁRIO
O Aquário de Paranaguá pertence ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e é gerenciado pela empresa Acqua Mundo. O espaço tem como principal objetivo promover a educação ambiental dos visitantes.

No local, a população pode aprender sobre as 200 espécies da fauna aquática, principalmente do Litoral do Paraná, que estão expostas nos diferentes ambientes. Dividido em três pavimentos, o Aquário é um dos maiores do País. São 26 recintos, auditórios, espaço para exposições, brinquedos para crianças e loja.

Local: Rua João Régis, s/n, Centro Histórico de Paranaguá.
Contato: aquariodeparanagua.com.br ou (41) 3425-8063

Continue lendo

EM ALTA