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Renault encerra história do Sandero no Brasil e foca em SUVs mais rentáveis

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Foto: Divulgação/Renault

A Renault confirmou que não trará ao Brasil a terceira geração do Sandero, já disponível no mercado europeu. A decisão faz parte da nova estratégia da marca, que aposta em segmentos mais lucrativos, como o de SUVs compactos. Com isso, a trajetória do hatch que marcou época no país chegou ao fim.

O Sandero começou a ser desenvolvido em 2006, como um projeto da Dacia, marca subsidiária da Renault especializada em veículos de baixo custo. Ele foi apresentado como carro global no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2007, e chegou ao Brasil no fim do mesmo ano, tornando-se o primeiro modelo da Renault a ser lançado fora da Europa.

Produzido em São José dos Pinhais (PR), o hatch caiu rapidamente no gosto dos brasileiros, disputando espaço com modelos consagrados como Fiat Palio, Volkswagen Gol e Ford Fiesta.

Fim da produção no Brasil

Após anos de sucesso e milhares de unidades vendidas, o Sandero deixou de ser fabricado em outubro de 2022. Atualmente, a Renault mantém em produção apenas o Stepway, sua versão aventureira, e o sedã Logan, que compartilha a mesma plataforma.

Nova fase da Renault no Brasil

Com o lançamento do Kardian, a Renault inicia um novo capítulo em sua atuação no mercado nacional. O foco agora está nos SUVs compactos, segmento que tem apresentado maior rentabilidade e forte demanda entre os consumidores brasileiros.

Apesar do encerramento da produção do Sandero, a Renault segue investindo no país, mas sua estratégia reflete as mudanças nas preferências do mercado, onde os hatches compactos têm perdido espaço para os SUVs.

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