As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, chegaram a 35,3% de execução, conforme divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A estrutura, que terá 1.244 metros de extensão, integra um projeto de infraestrutura com quatro faixas de tráfego, ciclovias e barreiras de segurança. A previsão de entrega é abril de 2026.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, visitou o canteiro de obras e destacou a importância da construção. “Estamos um passo à frente do cronograma e esperamos que esta seja a última temporada do ferry-boat. Esta ponte é uma solução definitiva para a travessia, trazendo mais eficiência e segurança para a população”, afirmou.
O relatório de dezembro aponta que 34 estacas foram concretadas (16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado) de um total previsto de 64. Na mesoestrutura, seis travessas que sustentarão vigas longarinas já foram finalizadas. Ao final de dezembro, 15 vigas longarinas haviam sido lançadas nas travessas.
As atividades incluíram a fabricação de vigas pré-moldadas, concretagem de blocos e a execução de obras de contenção no Morro de Caieiras, no lado de Guaratuba, utilizando a técnica de solo grampeado.
O projeto, que inclui obras estruturais e ambientais, representa um investimento de R$ 386,9 milhões pelo Governo do Paraná. Até agora, o contrato já acumulou um aporte de R$ 12,6 milhões conforme o cronograma físico-financeiro.
As equipes seguirão com a execução das estacas, fabricação de vigas e travessas, e contenções no entorno da ponte. O objetivo é cumprir todas as etapas do projeto dentro do prazo e garantir uma infraestrutura de alta qualidade para o litoral paranaense.